

OAB/RS, em parceria com Procon, cria a primeira Câmara de Mediação Relações do Consumo
Uma parceria entre a OAB/RS e o Procon-RS vai implementar a primeira Câmara de Mediação de Relações do Consumo no Rio Grande do Sul. O protocolo de intenções, para dar andamento ao projeto, que visa, por meio de mediação, a solucionar conflitos consumeristas, foi assinado pelo presidente da Ordem, Ricardo Breier, na manhã desta sexta-feira (01).

Mediadores fazem análise corporal para resolução de conflitos
Descobrir as sensações transmitidas pelo corpo também faz parte da preparação do mediador na resolução de conflitos. Essa foi a proposta apresentada nesta terça-feira, dia 6, na reunião com o tema “Análise Bioenergética e Mediação” entre psicólogos e mediadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). O curso fez parte do projeto do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) com o objetivo de ampliar a capacitação e o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam na resolução de conflitos.

Um Bom acordo vale mais do que um mau negácio.
A conciliação pode ser conceituada como uma maneira pacífica de resolver conflitos. Neste sentido, as decisões, ao invés de impostas, são tomadas pelos envolvidos. O conciliador age como facilitador do acordo e busca manter o ambiente favorável para o diálogo.

Mediação como forma de resolução de conflitos no Direito de Família
Face à grande diversidade cultural, as famílias têm modificado seus conceitos com o passar dos anos. Anteriormente a família somente era constituída pelos laços sanguíneos. Pode-se dizer que era estabelecida sob o aspecto patriarcal, matrimonial, hierárquico, heteroparental e biológico, como função de produção e reprodução com caráter institucional. Nos dias atuais, o núcleo familiar não se restringe somente a esses laços, visto que os vínculos afetivos destacam-se nessas relações.

Mediação empresarial é um novo caminho para solucionar conflitos e evitar litígios judiciais
Desde a entrada em vigor do novo Código de Processo Civil e da Lei de Mediação no ano de 2016, os métodos consensuais de resolução de conflitos, especialmente a mediação e a conciliação, ganharam destaque no cenário jurídico nacional. O que poucas pessoas sabem é que as resoluções consensuais não precisam acontecer necessariamente no curso de um processo judicial ou perante o Poder Judiciário, mas também podem ser resolvidas extrajudicialmente, conforme prevê a Lei de Mediação.

Tipos de negociação: entenda a diferença entre ganha-ganha e ganha-perde
Quando se fala em tipos de negociação, logo vem à cabeça de muitos a famosa história do ganha-ganha x ganha-perde.
Mas do que exatamente se tratam esses tipos de negociação?
Faz algum sentido negociar para perder?
Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre negociação e seus tipos, além de algumas técnicas importantes de negociação.

Conciliação
A Conciliação é uma forma de solução extrajudicial de controvérsias em que o terceiro Conciliador (ou conciliadores se mais de um) exerce a tarefa não só de aproximar as partes desavindas, mas SUGERE e PROPÕE soluções, esforça-se para levá-las a um entendimento que ponha fim ao conflito, ou à sua expectativa.

Como recuperar o crédito de clientes inadimplentes em tempos de crise
Diante das oscilações na economia, fica muito difícil controlar as finanças: as empresas acabam perdendo o capital de giro devido à demanda menor e os clientes reduzem as compras para manterem as contas em dia. No entanto, mesmo tomando as devidas precauções, a inadimplência é inevitável em muitos casos. Diante disso, como recuperar o crédito do seu consumidor sem prejudicar o relacionamento e, ainda, assegurar o ritmo das vendas? Por este ser um assunto delicado, exige medidas cautelosas na hora de fazer a cobrança. Antes de explicarmos, vamos entender um pouco mais desse processo.

Diálogo até mesmo na hora da negociação da dívida
Uma coisa é fato: ninguém gosta de ser um devedor. E ser cobrado de forma abusiva é pior ainda. Seja em qualquer tipo de situação, desde a compra de um produto de eletrodoméstico, vestuário, dívida de cartão de crédito enfim. Mas, nessa questão podemos citar pelo menos dois tipos de cliente.


